quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
domingo, 4 de dezembro de 2011
sábado, 3 de setembro de 2011
sábado, 27 de agosto de 2011
MARINHAS
Marinhas – O mar constitui um dos motivos favoritos pela maioria dos artistas, contudo transferir para uma tela ou painel o movimento incessante do mar não é assim tão fácil , algumas dicas básicas o ajudarão a transformar-se em um marinhista. 1º passo é planejar o trabalho, observar bem o “motivo” e siga com cuidado as etapas da execução. Pode ser que seja melhor pintar diretamente sobre a tela sem esboços preliminares, contemple a cena, atente para os padrões repetitivos das ondas, da espuma, dos reflexos. Observe também as diferentes tonalidades do mar, modele as ondas com precisão para parecerem tridimensionais. Depois de analizar bem o “motivo” esboce as ondas, pedras e demais elementos que você selecionou. O MOVIMENTO – Lembre-se que , mesmo com o mar calmo o mar apresenta vários tons , o vento sempre agita a superfície da água criando ondulações . Não procure colocar todos os detalhes da cena, pinte duas ou três ondas que servirão para “mostrar” as demais em profundidade .
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
O que pode dar errado ao desenhar a boca: Não tenha receio de rabiscar diversas linhas rápidas para localizar e definir a boca. Ao se sentir satisfeito com o resultado os "erros"podem ser apagados e pintados novamente. As feições de uma pessoa - boca,olhos, nariz e orelhas são únicas como a sua personalidade. O desenho fiel as feições requer observação minuciosa e sensibilidade em sua execução. Mas ao invés de um trabalho inseguro, à medida que você aprimorar esses requisitos o retrato será um desafio agradável. Todas as bocas tem basicamente a mesma estrutura fisiológica, constituída pelos músculos e ossos da cabeça, O ponto em que a boca se situa entre o nariz e o queixo á sua largura em relação a sua cabeça e mesmo o tamanho do lábio superior, comparado com o inferior são regulados por normas gerais. O que faz com que a boca seja única é a maneira pela qual sua forma e suas dimensões variam em relações a essas regras. Após captar os detalhes básicos da boca, registre suas qualidades mais surtis. A Expressão depende muito do que a boca consegue transmitir.
Estrutura da boca
Algumas regras que judam a desenhar bocas bem mais fiéis a anatomia.O lábio superior é mais fino que o inferior,de perfil o lábio superior projeta-se ligeiramente do inferior. Lábios sorridentes são mais alongados e estreitos e a linha horizontal que os separa volta-se ligeiramente para cima nos cantos.Em um soriso amplo o lábio inferior achata-se, perde-se sua forma independentee é afetado pela compleição do maxilar dos dentes inferiores.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
segunda-feira, 9 de maio de 2011
sábado, 26 de março de 2011
A EVOLUÇÃO DO CARVÃO E DA SANGUINA - Embora seja um dos mais antigos instrumentos de desenho, o carvão foi, durante muito tempo relegado a um segundo plano pelos artistas. A razão dessa atitude é a instabilidade desse material,cuja aderencia a suportes como o papel, não é duradoura.No século VI entretanto, descobriu-se que embebendo o carvão em óleo e usando um papel não muito absorvente,estava resolvido o problema, tornando-se um dos meios de desenho preferidos dos pintores como Ticiano e Tintoretto. Já a Sanguina descrita por Cennini como uma pedra forte, sólida, coesa e perfeita, surgiu bem mais tarde.No entanto sua ascensão como material nobre de desenho, foi muito mais rápido do que o carvão.Usada no começo do Renascimento em estudos preparatórios dos afrescos , teve sua consagração, quando Da Vinci e Mechelangelo, começaram a empregá-la em trabalhos de extraordinário valor artístico .
quarta-feira, 9 de março de 2011
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)